"Vetor de reforma e avanço": Brasil acolhe a ampliação do BRICS

Veneziano Vital do Rêgo destacou o compromisso do Brasil com a cooperação dentro do grupo, bem como com o intercâmbio de "boas práticas e o engajamento construtivo com os países-membros para o avanço de propósitos comuns".

O representante da delegação brasileira no Fórum Parlamentar do BRICS, Veneziano Vital do Rêgo, assegurou nesta quinta-feira que o Brasil acolhe a ampliação do grupo, classificando-a como um "vetor de reforma e avanço de objetivos compartilhados e de cooperação baseada na solidariedade, no respeito mútuo, na proteção dos direitos humanos e da democracia".

Durante seu discurso, Vital do Rêgo destacou a importância do BRICS "como uma ferramenta indispensável para a reforma do sistema internacional", atribuindo o devido protagonismo aos países em desenvolvimento, "reformando e fortalecendo as instituições de governança global e tornando-as ainda mais aptas a enfrentar os grandes desafios do século XXI".

Além disso, o representante brasileiro destacou o compromisso do Brasil, "como uma democracia importante no mundo em desenvolvimento", com a cooperação dentro do grupo, bem como com o intercâmbio de "boas práticas e o engajamento construtivo com os países-membros para o avanço de propósitos comuns".

Presidência do G20

Ao mesmo tempo, lembrou que, durante a presidência brasileira do G20, serão destacados os temas referentes à "reforma das instituições globais, mudança do clima, desenvolvimento sustentável, inclusão social e combate à fome e à pobreza".

Nesse sentido, ressaltou que os países-membros do BRICS "podem dar uma grande contribuição para o combate às mudanças climáticas, inclusive em termos de transição energética". "Também podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável e levar em conta o fator econômico e ambiental, priorizando o interesse de nosso povo e lutando contra a desigualdade", afirmou.

O 10º Fórum Parlamentar do BRICS está sendo realizado nos dias 11 e 12 de julho  na cidade russa de São Petersburgo.