Rússia impõe nova multa milionária ao Telegram

Sanções à empresa já chegam a cifras milionárias, e autoridades do país seguem restringindo operações.

Um tribunal de Moscou multou a plataforma de mensagens Telegram em mais de 3,8 milhões de rublos (cerca de R$ 260 mil) por não remover conteúdos proibidos, informou a agência de notícias Interfax nesta terça-feira (2).

Desde maio do ano passado, o Telegram já acumula penalidade superiores a 100 milhões de rublos (cerca de R$ 6,8 milhões), majoritariamente relacionadas à manutenção de conteúdo ilegal. As sanções evidenciam conflito persistente entre a plataforma e reguladores locais.

O Roskomnadzor, Serviço Federal de Supervisão de Comunicações da Rússia, comunicou em fevereiro deste ano que são aplicadas restrições operacionais ao serviço desde agosto de 2025, diante da recusa da plataforma em respeitar a legislação nacional. A entidade justificou as medidas pela necessidade de proteger cidadãos e garantir conformidade legal.