Notícias

País asiático cria legislação para incentivar o riso entre seus cidadãos

A iniciativa, baseada em um estudo, incentiva os residentes a rir pelo menos uma vez por dia.
Imagem ilustrativa123RF

As autoridades da prefeitura de Yamagata, no Japão, aprovaram uma lei que incentiva os moradores a rir pelo menos uma vez por dia para melhorar sua saúde física e mental, informou nesta semana a mídia local.

A iniciativa foi promovida pelo Partido Liberal Democrático após a publicação de um estudo pela Faculdade de Medicina da Universidade de Yamagata que relacionou o riso à melhoria da saúde e à maior expectativa de vida, segundo o SCMP.

A ordenança incentiva os residentes locais a "tentar promover a saúde física e psicológica por meio do riso, rindo pelo menos uma vez por dia", e solicita aos empregadores que "desenvolvessem um ambiente de trabalho repleto de risos". O oitavo dia de cada mês também foi designado para "os residentes promoverem a saúde por meio do riso".

O riso não é para todos

Entretanto, o Partido Comunista e o Partido Democrático Constitucional do Japão se opuseram à portaria. Consideraram que contradizia a Constituição do país e afirmaram que os cidadãos têm o direito de decidir se querem rir ou não.

"Rir ou não rir é um dos direitos humanos fundamentais garantidos pela Constituição em termos de liberdade de pensamento e crença, bem como de liberdade interior", declarou um membro do Partido Comunista.

"Os direitos humanos daqueles que têm dificuldade de rir devido a doenças ou outros motivos não devem ser prejudicados", expressou outro funcionário.

Em resposta, os autores da portaria ressaltaram que o documento não obriga as pessoas a rir e enfatizou o respeito pela decisão pessoal de cada um. As autoridades locais também esclareceram que a portaria não prevê multas para aqueles que não quiserem rir.