Notícias

Putin reúne-se com o chefe do Parlamento chinês

Zhao Leji chegou à Rússia na terça-feira para participar de uma reunião da comissão para cooperação entre os Parlamentos russo e chinês.
Putin reúne-se com o chefe do Parlamento chinêsGabinete de Imprensa do Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se nesta quinta-feira com o presidente do comitê permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji, que chegou à Rússia esta semana para participar de uma reunião da comissão interparlamentar para cooperação entre os Parlamentos russo e chinês.

O líder russo, durante a reunião com o funcionário chinês em São Petersburgo, pediu-lhe que dissesse ao líder chinês, Xi Jinping, que será bem-vindo na próxima cúpula do BRICS.

"Por favor, diga ao presidente da República Popular da China que estaremos esperando por ele em Kazan, na Rússia, na cúpula do BRICS, [a ser realizada] de 22 a 24 de outubro", declarou Putin, dizendo-lhe para expressar seus "melhores votos" a Xi.

Putin indicou que "recentemente" se reuniu com o líder chinês no âmbito da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) na semana passada na capital do Cazaquistão, Astana. "Discutimos mais uma vez as questões mais importantes de nossa interação", afirmou o presidente russo, enfatizando que "tudo o que combinamos está funcionando devidamente".

Trabalho interparlamentar conjunto

"Quanto à dimensão parlamentar de nossa cooperação, em minha opinião é extremamente importante, já que leva em conta os aspectos mais importantes de nossa interação e cria uma atmosfera favorável para atingirmos nossas metas e resolvermos as tarefas que formulamos como prioritárias: trata-se de economia, bem como de laços humanitários", acrescentou o presidente russo.

Ele também enfatizou que "nada pode ser excluído das atividades parlamentares, porque, de uma forma ou de outra, exige registro legislativo parlamentar". "É por isso que lhe prestamos muita atenção e agradecemos pelo trabalho conjunto", disse Vladimir Putin ao político chinês.

"Temos um Comitê interparlamentar trabalhando ativamente, há pessoas em ambos os Parlamentos que dão atenção especial à nossa cooperação e gostaríamos de agradecer a todos por isso", manifestou Putin. "De nossa parte, faremos o possível para manter essa área de atividade no nível certo", acrescentou.

O presidente russo disse estar ciente de que Zhao Leji já realizou reuniões em Moscou com representantes da Duma (a Câmara Baixa do Parlamento russo), bem como com a presidente do Conselho da Federação (a Câmara Alta do Parlamento russo), Valentina Matvienko. "Estou muito feliz que esteja aqui conosco hoje e tenho certeza de que esse trabalho, no âmbito dos eventos de hoje, será uma contribuição muito boa para fortalecer nossos laços bilaterais e fortalecer o nível de nossa parceria estratégica. Bem-vindo", concluiu Putin.

Pouco antes de se reunir com o presidente russo, Zhao Leji discursou no 10º Fórum Parlamentar do BRICS, que teve início na quinta-feira em São Petersburgo, onde disse que "os órgãos legislativos dos países do BRICS estão em constante contato e cooperação e fazem uma importante contribuição para o aprofundamento da parceria estratégica". "E este ano marca o início de um novo período do BRICS, quando nossa cooperação atinge um novo nível", sublinhou o funcionário de alto escalão político chinês.