Putin explica como o Ocidente está tentando com "força e chantagem" preservar seu domínio no mundo

As declarações foram feitas durante o 10º Fórum Parlamentar dos países do BRICS, que está sendo realizado na cidade russa de São Petersburgo.

Falando no 10º Fórum Parlamentar dos países do BRICS na cidade russa de São Petersburgo, nesta quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o Ocidente está recorrendo à força e à chantagem em uma tentativa de preservar seu domínio sobre o mundo.

"Agindo contra a lógica histórica e, muitas vezes, até mesmo em detrimento dos interesses de longo prazo de seus próprios povos, estão agora tentando estabelecer uma certa ordem em suas supostas regras, que ninguém viu, ninguém discutiu e ninguém jamais aceitou", afirmou o chefe de Estado russo.

Segundo ele, as regras em questão "estão sendo reescritas ou reajustadas para cada situação no interesse daqueles que se consideram excepcionais e se arrogaram o direito de ditar sua vontade aos outros". Isso ocorre "na melhor tradição do colonialismo clássico", destacou. 

Putin declarou que essa é uma tentativa de substituir a lei internacional legítima e criar um monopólio da verdade que é "destrutivo".

"A pressão está aumentando sobre todos aqueles que têm uma posição [própria]. Contra os princípios do direito internacional, a coerção pela força, as sanções unilaterais, a aplicação seletiva das regras comerciais e a chantagem estão sendo utilizadas."

Comentando sobre o trabalho do grupo, Putin enfatizou que o BRICS é "um dos principais elementos da ordem mundial multipolar emergente". "Uma das prioridades da parceria é atingir mudanças positivas na economia mundial", sublinhou o mandatário.