Notícias

Ron DeSantis retira-se da campanha presidencial dos EUA e apoia Trump

"Embora esta campanha tenha terminado, a missão continua", declarou o governador republicano.
Ron DeSantis retira-se da campanha presidencial dos EUA e apoia TrumpGettyimages.ru / Drew Angerer

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou no domingo que está se retirando da corrida presidencial dos EUA em 2024. A decisão foi tomada diante das claras indicações de que o político está perdendo para Donald Trump nas primárias republicanas.

"Se houvesse algo que eu pudesse fazer para garantir um resultado favorável - mais eventos de campanha, mais entrevistas - eu o faria. Mas não posso pedir aos nossos apoiadores que dediquem seu tempo e doem seus recursos se não tivermos um caminho claro para a vitória", disse DeSantis em um vídeo publicado em sua conta no X.

"Portanto, estou suspendendo minha campanha hoje", disse ele, acrescentando que estava claro para ele que a maioria dos eleitores das primárias republicanas "quer dar outra chance a Donald Trump".

Denunciando que os democratas continuam a recorrer a batalhas legais "para atacar" o ex-presidente, DeSantis disse que, embora tenha tido discordâncias com Trump em questões como a pandemia do coronavírus, o político republicano "é superior" ao atual presidente Joe Biden.

"Eu me comprometi a apoiar o candidato republicano e vou honrar esse compromisso", disse o governador da Flórida. "Winston Churchill observou certa vez que o sucesso não é o fim, o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem de continuar. Embora esta campanha tenha terminado, a missão continua. Aqui na Flórida, continuaremos a mostrar ao país como liderar", concluiu.

Por sua vez, Trump disse estar "muito honrado com o seu respaldo". "Mal posso esperar para trabalhar com ele para derrotar Joe Biden, que é o pior e mais corrupto presidente da história do nosso país", disse ele à Fox News Digital.

Outra candidata à indicação republicana, Nikki Haley, observou que DeSantis "fez uma ótima campanha, tem sido um bom governador" e desejou-lhe boa sorte, mas disse que não planeja deixar Trump fora do jogo. "Dito isso, agora resta um homem e uma mulher", disse ela aos apoiadores em um evento de campanha em Seabrook, New Hampshire.

DeSantis começou a corrida para a indicação presidencial do Partido Republicano em 2024 com grandes vantagens, e as primeiras pesquisas sugeriam que ele estava em uma posição forte para vencer. Junto com seus aliados, ele arrecadou mais de 100 milhões de dólares para a campanha e ostentava um histórico legislativo em questões importantes para os conservadores, como o aborto e o ensino de questões raciais e de gênero nas escolas.

No entanto, as vantagens mostradas nas pesquisas não se concretizaram nas aspirações presidenciais de DeSantis, que teve dificuldades para se firmar nas primárias e perdeu em Iowa - onde ele havia prometido vencer - por uma margem de 30% para Trump.