Notícias

Irã apela aos países do BRICS que lutem juntos contra as sanções

O presidente do Parlamento iraniano afirmou que as sanções econômicas representam uma "ameaça significativa para o bem-estar dos povos dos países do BRICS".
Irã apela aos países do BRICS que lutem juntos contra as sançõesSputnik / Alexei Danichev

O Irã pediu aos parlamentos dos países do BRICS que trabalhem juntos para combater as sanções ocidentais, disse durante o 10º Fórum Parlamentar do BRICS o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, citado pela RIA Novosti nesta quinta-feira. 

"Propomos que a questão das sanções econômicas e medidas para combater as restrições unilaterais, que representam uma ameaça significativa para o bem-estar dos povos dos países do BRICS, deve ser o foco do fórum parlamentar do BRICS", afirmou Ghalibaf.

Além disso, manifestou que o Irã insiste em "elaborar mecanismos legislativos e ações conjuntas nessa área que possam levar a um resultado efetivo".

O 10º Fórum Parlamentar do BRICS está sendo realizado nos dias 11 e 12 de julho  na cidade russa de São Petersburgo.

A sessão plenária será dedicada ao fortalecimento da cooperação interparlamentar. 

Os participantes do evento discutirão o papel dos parlamentos no aumento da eficácia do sistema de relações internacionais e na garantia de sua democratização, as questões de combate à fragmentação do sistema de comércio multilateral e as consequências das crises globais, bem como os aspectos da cooperação interparlamentar nas esferas humanitária e cultural.