
Israel ordena que "todos" os palestinos deixem a cidade de Gaza

Na quarta-feira, as Forças de Defesa de Israel (FDI) pediram a "todos na cidade de Gaza" que deixassem suas casas com urgência e se dirigissem à parte central do enclave. A informação foi transmitida em folhetos distribuídos por toda a cidade.
جيش الاحتلال يلقي منشورات يعلن فيها مدينة غزة منطقة قتال خطيرة ويطالب فيها السكان بالنزوح جنوبا.هنا باقون، العمر واحد والرب واحد والله المستعان..مدينة #غزةالعاشر من يوليو 2024 pic.twitter.com/i3H9ZudADe
— عاصم النبيه Asem Alnabih (@AsemAlnabeh) July 10, 2024
Os folhetos alertam que "a cidade de Gaza será uma zona de combate perigosa" e fornecem duas "rotas seguras" para a evacuação, bem como instruções para se dirigir ao sul do enclave.

A ONU expressou preocupação com a nova onda de evacuações, já que os habitantes de Gaza têm sido forçados a se deslocar pelo enclave em condições terríveis desde o início da guerra.
A ordem de Israel para que as pessoas deixem a cidade de Gaza na quarta-feira "apenas alimentará o enorme sofrimento das famílias palestinas", muitas das quais foram deslocadas várias vezes, alertou o Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, em suas siglas em inglês).
As FDI emitiram vários avisos de evacuação nos últimos dias, enquanto as tropas israelenses realizavam operações nas partes oeste, sul e leste de Gaza, informou o Times of Israel. Segundo os números do Exército israelense, cerca de 200 mil palestinos permanecem na região norte da cidade, disse o jornal.
