O Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do condado norte-americano de Pueblo (PDPHE, em suas siglas em inglês) anunciou na terça-feira que as autoridades de saúde pública do estado do Colorado confirmaram um caso de peste bubônica em um homem.
As autoridades declararam que a doença, também chamada de peste negra é causada pela bactéria "Yersinia pestis", que é transmitida pela picada de pulgas que habitam naturalmente entre roedores selvagens. Também se espalha ao tocar ou esfolar animais infectados ou ao inalar gotículas da tosse de uma pessoa ou animal infectado.
O PDPHE continua investigando a possível fonte de infecção e pediu à população que tome precauções para evitá-la. Os especialistas pediram para eliminar os locais onde os roedores podem se esconder e se reproduzir ao redor das casas, além de evitar o contato com animais mortos, usar repelentes de insetos, e não permitir que animais de estimação durmam na cama, entre outras medidas sanitárias.
Sintomas da doença
Os especialistas explicaram que os sintomas típicos da peste incluem febre repentina e calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos e sensação de enjoo. Outro sintoma comum são os gânglios linfáticos inchados e doloridos.
"Se tiver sintomas de peste, procure um profissional de saúde imediatamente. A peste pode ser tratada com sucesso com antibióticos, mas uma pessoa infectada deve ser tratada imediatamente para evitar complicações graves ou morte", explicou Alicia Solis, gerente de programa do Gabinete de Doenças Transmissíveis e Preparação para Emergências do PDPHE.
Um caso anterior
No início de fevereiro, as autoridades de saúde do Condado de Deschutes, no Oregon, confirmaram um caso de peste humana em um morador local. As autoridades disseram que era provável que o indivíduo tivesse sido infectado por seu animal de estimação infectado, um gato.
Os Centros de Controle de Doenças (CDC, em suas siglas em inglês) dos EUA observam que a peste humana é rara no país, com uma média de sete casos por ano nas últimas décadas. A doença geralmente ocorre na parte oeste do país, com a maioria dos casos no norte do Novo México e no Arizona. A última epidemia de peste urbana nos Estados Unidos ocorreu em Los Angeles entre 1924 e 1925.