Notícias

Pelo menos 27 mortos e 25 feridos após ataque ucraniano a um mercado em Donetsk

Um total de 28 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas após uma série de atentados a bomba na região no domingo.
Pelo menos 27 mortos e 25 feridos após ataque ucraniano a um mercado em DonetskTelegram / Marinaslovo

Pelo menos 27 pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas depois que as Forças Armadas ucranianas atacaram um mercado no distrito de Kirov, na cidade russa de Donetsk, no domingo, comunicou o chefe da república de Donetsk, Denis Pushilin.

Um total de 28 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas no domingo no território da república, incluindo dois feridos e um morto no distrito de Kuibyshev, e três feridos nos distritos de Nikitovsky e Kalininsky, em Gorlovka.

De acordo com a TASS, entre os mortos estão duas crianças. Pushilin informou que dois menores ficaram feridos, mas seu estado é moderado.

"Todos os feridos estão recebendo os cuidados médicos necessários. Entre eles, há também feridos graves, muitos com lesões em órgãos vitais e amputação traumática de membros", disse o chefe da república.

De acordo com Pushilin, a área do mercado foi atingida por uma barragem de artilharia combinada de calibres 152 milímetros e 155 milímetros.

"Os serviços de emergência estão trabalhando no local, as informações sobre os mortos e feridos ainda estão sendo recebidas e esclarecidas, fragmentos de armas estão sendo procurados", acrescentou Pushilin.

O ataque foi lançado às 10h20, horário local, quando muitas pessoas vão ao mercado para fazer compras, disse Marina Akhmedova, membro do Conselho Presidencial de Direitos Humanos da Rússia.

"Hoje, os neofascistas ucranianos bombardearam cinicamente um local movimentado da cidade, onde um grande número de pessoas pacíficas vem em um dia de descanso", expressou o prefeito da cidade, Alexei Kulemzin, em sua conta no Telegram. "Por seus fracassos na frente de batalha, eles decidiram se vingar de forma desprezível dos habitantes indefesos de Donetsk", disse ele.

Além disso, 43 ataques armados contra a República Popular de Donetsk foram registrados nas últimas 24 horas. Nesses ataques, um civil foi morto e nove pessoas ficaram feridas.

Há relatos de que as forças de Kiev dispararam um total de 161 projéteis de diferentes tipos. Além disso, 44 edifícios residenciais e 21 instalações de infraestrutura social foram danificados.

Kulemzin também relatou que um drone ucraniano lançou uma munição contra uma equipe de reparos no distrito de Kuibyshev, que estava consertando uma falha nas redes de aquecimento. Como resultado, um trabalhador ficou ferido e uma escavadeira pegou fogo.