Irã se pronuncia após novo ataque dos EUA

Teerã declarou que tomará todas as medidas necessárias para defender sua soberania nacional e integridade territorial, em conformidade com a Carta das Nações Unidas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, condenou veementemente nesta quinta-feira (28) o ataque militar dos Estados Unidos contra um alvo próximo ao aeroporto da cidade iraniana de Bandar Abbas.

Ele destacou que o ataque ocorrido nesta madrugada constituiu uma violação da integridade territorial e da soberania nacional do Irã, além de ser uma violação flagrante do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.

Ao denunciar as repetidas violações do cessar-fogo por parte dos EUA, Baghaei lembrou os ataques norte-americanos contra a navegação comercial no Golfo Pérsico e em alto mar, bem como seus ataques aéreos contra as regiões do sul do Irã nos últimos dias.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano ressaltou que Teerã tomará todas as medidas necessárias para defender sua soberania nacional e integridade territorial, em conformidade com a Carta das Nações Unidas.

Nesse sentido, afirmou que o Conselho de Segurança da ONU é obrigado a cumprir sua responsabilidade legal de exigir responsabilização pelas agressões americanas.

Ataque dos EUA

Na quinta-feira (28), a Reuters informou que o Exército dos EUA bombardeou uma instalação militar iraniana na região do Estreito de Ormuz, em meio à frágil trégua entre Washington e Teerã e às negociações para alcançar a paz.

« ENTENDA PORQUE O ESTREITO DE ORMUZ É A VERDADEIRA ARMA DO IRÃ EM NOSSO ARTIGO »

De acordo com a fonte, a instalação militar representava uma "ameaça às forças americanas e ao tráfego marítimo comercial no estreito de Ormuz".

Ao mesmo tempo, a agência iraniana Fars News informou que foram ouvidas três explosões em Bandar Abbas, um dos principais portos do país persa localizado na estratégica rota marítima.