'O maior roubo da história': Lula condena privatização da Eletrobras

O Governo federal anunciou R$ 2,8 bilhões em investimentos da Petrobras e da Transpetro até 2030.

Durante um evento de anúncios de investimentos da Petrobras nesta quarta-feira (27) no Amazonas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a privatização da Eletrobras, realizada em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Lula afirmou que a privatização da empresa representou um prejuízo ao país e fez críticas diretas ao modelo adotado.

"A privatização da Eletrobras foi o maior roubo deste país", declarou.

O presidente também contestou a ideia de que a privatização de estatais resulta necessariamente em melhoria de gestão.

Segundo ele, mudanças posteriores na remuneração da alta direção da empresa ilustraram o problema.

De acordo com Lula, antes da privatização o salário do presidente da Eletrobras era de cerca de R$ 30 mil, valor que teria passado para algo entre R$ 300 mil e R$ 500 mil após a mudança no controle da companhia, o que, segundo ele, evidencia a falta de "moralidade" na gestão.