O SBT reavalia sua relação com o Ibope, instituto responsável pela medição da audiência da televisão no Brasil, pois estaria insatisfeita com os resultados recentes, segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (27).
De acordo com relatos internos, o principal incômodo está relacionado a possíveis distorções nos índices divulgados nas últimas semanas, com críticas feitas em conversas reservadas a executivos do instituto. A percepção de inconsistências teria se intensificado desde o início de maio.
Procurado, o instituto afirmou desconhecer qualquer insatisfação formal e disse manter o atendimento regular à emissora, destacando que seus serviços seguem critérios técnicos reconhecidos pelo mercado.
O episódio mais sensível teria ocorrido durante a transmissão da convocação da seleção brasileira, quando a emissora registrou 3,1 pontos na Grande São Paulo com a atração comandada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, desempenho que ficou abaixo de concorrentes diretos no horário.
- A RedeTV! encerrou em maio uma parceria de 26 anos com o Ibope, em meio a críticas sobre a falta de modernização no sistema de medição de audiência.
- A emissora também questionava a relação entre os custos do serviço e a abrangência da amostragem utilizada, além de apontar problemas nas medições em tempo real.