Notícias

Esse país europeu está enfrentando sua pior situação econômica desde a Segunda Guerra Mundial

Segundo Rachel Reeves, a nova chanceler do Tesouro do Reino Unido, esta situação econômica é o resultado de "14 anos de caos e irresponsabilidade econômica".
Esse país europeu está enfrentando sua pior situação econômica desde a Segunda Guerra MundialAP / Alastair Grant

O novo Governo britânico herdou a pior situação econômica desde a Segunda Guerra Mundial, argumenta Rachel Reeves, a nova chanceler do Tesouro do Partido Trabalhista.

"Avisei repetidamente que quem ganhasse as eleições gerais herdaria o pior conjunto de circunstâncias desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou Reeves na segunda-feira.

Segundo a análise que solicitou ao Tesouro, se a economia do Reino Unido tivesse crescido à taxa média de outras economias da OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos] nos últimos 13 anos, teria crescido mais de 140 bilhões de libras [179 bilhões de dólares]. 

Segundo a chanceler, isso poderia ter trazido 58 bilhões de libras [74 bilhões de dólares] adicionais para o orçamento britânico somente no ano passado.

"Enfrentamos o legado de 14 anos de caos e irresponsabilidade econômica", acrescentou Reeves, observando que o Governo anterior colocou "o partido em primeiro lugar, o país em segundo".

O Partido Trabalhista, com 412 assentos, conquistou a maioria absoluta na Câmara dos Comuns nas eleições gerais antecipadas, enquanto o Partido Conservador ganhou 121 assentos, seu pior resultado em décadas.