Quais são os principais pontos da declaração conjunta dos líderes da Rússia e da Índia?

Durante a visita do primeiro-ministro indiano a Moscou, as partes assinaram 15 documentos bilaterais com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica privilegiada entre os dois países.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, assinaram na terça-feira uma declaração conjunta sobre o desenvolvimento de áreas estratégicas da cooperação econômica russo-indiana até 2030, que visa fortalecer a parceria estratégica privilegiada entre os dois países.

O documento foi assinado após conversas entre os dois líderes, realizadas em Moscou, paralelamente à visita de Modi à Rússia. Na declaração conjunta, as partes concordaram em aprofundar a cooperação econômica bilateral em nove áreas prioritárias, o que ajudará a dar um impulso adicional às relações e aumentar o volume de comércio até 2030.

Esses são os principais pontos da declaração conjunta:

Outros documentos

As partes também assinaram outros 14 documentos bilaterais que preveem a expansão da cooperação em várias áreas e entre diferentes agências, empresas e universidades. Esses documentos incluem o Acordo de estrutura sobre promoção de investimentos conjuntos entre o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia e a Agência Nacional de Promoção de Investimentos da República da Índia (Invest India), o Memorando de Entendimento entre a Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa da Rússia e a Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, ou o Memorando de Entendimento para interação e cooperação no campo da radiodifusão entre a ANO TV-Novosti (Russia Today TV Channel, RTTV) e a Prasar Bharati Public Television and Radio Company of India.