Notícias

Quais são os principais pontos da declaração conjunta dos líderes da Rússia e da Índia?

Durante a visita do primeiro-ministro indiano a Moscou, as partes assinaram 15 documentos bilaterais com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica privilegiada entre os dois países.
Quais são os principais pontos da declaração conjunta dos líderes da Rússia e da Índia?Sputnik / Sergei Bobylev

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, assinaram na terça-feira uma declaração conjunta sobre o desenvolvimento de áreas estratégicas da cooperação econômica russo-indiana até 2030, que visa fortalecer a parceria estratégica privilegiada entre os dois países.

O documento foi assinado após conversas entre os dois líderes, realizadas em Moscou, paralelamente à visita de Modi à Rússia. Na declaração conjunta, as partes concordaram em aprofundar a cooperação econômica bilateral em nove áreas prioritárias, o que ajudará a dar um impulso adicional às relações e aumentar o volume de comércio até 2030.

Esses são os principais pontos da declaração conjunta:

  • Os países proclamaram que se esforçarão para remover as barreiras comerciais não tarifárias relacionadas ao comércio bilateral e continuarão o diálogo na área de liberalização do comércio, incluindo a possível criação de uma área de livre comércio entre a União Econômica Eurasiática (UEEA) e a Índia. Todas essas medidas serão tomadas para atingir a meta de alcançar um volume de comércio mútuo de mais de 100 bilhões de dólares até 2030. As partes enfatizaram que desejam alcançar um volume de comércio bilateral equilibrado.
  • Os líderes decidiram aumentar o uso de moedas nacionais em acordos bilaterais.
  • Além disso, foi decidido aumentar a movimentação de mercadorias com o lançamento de novas rotas do corredor de transporte internacional Norte-Sul, da Rota Marítima do Norte e da linha marítima Vladivostok-Chennai.
  • Modi e Putin também concordaram em aumentar o comércio bilateral de produtos agrícolas, alimentos e fertilizantes e manter um "diálogo intensivo" para eliminar restrições e proibições veterinárias, sanitárias e fitossanitárias.
  • O documento observa a aspiração das partes de desenvolver a cooperação nos principais setores de energia, incluindo a energia nuclear. Os países também destacaram seu compromisso de garantir"a segurança energética bilateral e internacional, levando em conta, entre outras coisas, as perspectivas da transição energética global".
  • Outra área de colaboração será o desenvolvimento de infraestrutura, bem como a construção de automóveis e navios e a cooperação no setor espacial.
  • Rússia e Índia se esforçarão para incentivar o investimento nas economias uma da outra e lançar vários projetos conjuntos "em várias esferas de interação econômica, incluindo a economia digital, ciência e pesquisa, intercâmbios educacionais" e outros.
  • "Estabelecer uma cooperação sistêmica no desenvolvimento e fornecimento de medicamentos e equipamentos médicos avançados" e fortalecer a coordenação no campo da segurança biomédica também serão áreas prioritárias de colaboração.
  • Os países também concordaram em desenvolver a cooperação no campo humanitário e expandir a cooperação em educação, ciência e tecnologia, cultura, turismo, esportes, saúde e outras áreas.

Outros documentos

As partes também assinaram outros 14 documentos bilaterais que preveem a expansão da cooperação em várias áreas e entre diferentes agências, empresas e universidades. Esses documentos incluem o Acordo de estrutura sobre promoção de investimentos conjuntos entre o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia e a Agência Nacional de Promoção de Investimentos da República da Índia (Invest India), o Memorando de Entendimento entre a Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa da Rússia e a Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, ou o Memorando de Entendimento para interação e cooperação no campo da radiodifusão entre a ANO TV-Novosti (Russia Today TV Channel, RTTV) e a Prasar Bharati Public Television and Radio Company of India.