Anunciada nova descoberta de petróleo e gás na costa do México

De acordo com estimativas da empresa petrolífera italiana Eni, o potencial do campo é de até 400 milhões de barris.

O consórcio das empresas petrolíferas Eni (Itália) e Repsol (Espanha) anunciou a descoberta de um campo de petróleo e gás na costa do sul do México, com um potencial de até 400 milhões de barris.

De acordo com um recente comunicado da Eni, a descoberta foi feita a 63 quilômetros da costa, nas águas médias da Bacia do Istmo Salina, localizada entre os estados de Veracruz e Tabasco, e da Bacia do Sudeste, na planície costeira do Golfo do México.

O poço exploratório foi denominado Yopaat-1 EXP e, de acordo com estimativas preliminares, o campo tem um potencial descoberto de 300 a 400 milhões de barris de óleo equivalente e gás associado.

O poço foi perfurado em uma profundidade de água de 525 metros, e tem uma profundidade total de 2.931 metros. Foram encontrados cerca de 200 metros de camada líquida de areia com hidrocarbonetos nas sequências das camadas referentes ao período do Plioceno e do Mioceno.

A joint venture do Bloco 9 é formada pela Eni como operadora, com uma participação de 50%, e pela Repsol, com os 50% restantes.

A multinacional italiana de energia, que já fez descobertas no bloco 7 e no bloco 10, estima os recursos existentes em mais de 1,3 bilhão de barris de óleo equivalente.