Tecnologias quânticas e novas usinas nucleares: perspectivas de cooperação entre a Rússia e a Índia
Especialistas indianos e russos estão discutindo perspectivas de cooperação em diferentes áreas do setor de energia, informou nesta terça-feira a empresa estatal russa de energia atômica Rosatom. A notícia foi dada em meio a uma visita oficial do primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, à Rússia.
Tecnologias quânticas e nucleares
A Rússia e a Índia pretendem acelerar a colaboração na área de tecnologias quânticas, que é uma nova área de interesse mútuo. Desde o início deste ano, "a Rosatom e as empresas indianas têm estudado ativamente as perspectivas de cooperação no campo da computação quântica, incluindo a criação de computadores quânticos", segundo materiais da corporação estatal russa.
Quanto ao envolvimento de tecnologias nucleares, o chefe da Rosatom, Alexei Likhachev, destacou que Moscou planeja desenvolver tecnologias nucleares de quarta geração na Índia. "Estamos agora desenvolvendo uma agenda para maior cooperação", afirmou, acrescentando que as tecnologias a serem implementadas na Índia incluem modificações de reatores de água pressurizada, bem como tecnologias termonucleares.
Construção de usinas de energia nuclear
A Rússia e a Índia estão buscando interagir no campo do fechamento do ciclo de combustível nuclear e construir usinas nucleares de alta e baixa potência em um novo local. "Isso inclui a construção de mais seis unidades de de alta potência projetadas pela Rússia em um novo local na Índia e usinas nucleares de baixa potência (SNPPs) projetadas pela Rússia", diz o comunicado da Rosatom. Os dois países consideram a cooperação no campo do ciclo do combustível nuclear como promissora.
Além disso, o chefe da corporação estatal russa explicou que Moscou oferece a Nova Délhi uma ampla parceria na construção das chamadas usinas nucleares tropicais. "Oferecemos oportunidades de cooperação para a criação de usinas nucleares tropicais com localização muito profunda", disse.
A Rota Marítima do Norte
Ao mesmo tempo, agências especializadas da Rússia e da Índia estão discutindo a possibilidade de implementar um sistema de fornecimento de recursos energéticos russos dos portos do noroeste do país eurasiano para o território indiano por meio da Rota do Mar do Norte. De acordo com as declarações da Rosatom, as duas nações já estão explorando opções de cooperação para estabelecer uma rota de trânsito internacional ao longo da Rota do Mar do Norte.