Notícias

Casa Branca responde se Biden tem a doença de Parkinson

Relatórios recentes indicam que um especialista em doença de Parkinson fez pelo menos oito visitas em oito meses à Casa Branca.
Casa Branca responde se Biden tem a doença de ParkinsonGettyimages.ru / Andrew Leyden/NurPhoto

Em uma tensa coletiva de imprensa na segunda-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, respondeu às perguntas dos repórteres sobre a saúde de Joe Biden, diante dos crescentes rumores de que o presidente dos EUA, de 81 anos, está sendo tratado da doença de Parkinson.

Jean-Pierre enfrentou discussões acaloradas com os repórteres sobre a veracidade da informação do Governo sobre a saúde do mandatário após sua desastrosa participação no primeiro debate presidencial com Donald Trump, o que provocou pedidos nos círculos democratas para que Biden desistisse de sua candidatura à reeleição.

Visitas regulares de um especialista em Parkinson

Os repórteres fizeram perguntas relacionadas a relatos recentes de que um neurologista especializado em Parkinson esteve na Casa Branca oito vezes em um período de oito meses, de julho de 2023 a março de 2024, e que ele se reuniu em uma ocasião com o médico pessoal de Biden, Dr. Kevin O'Connor.

"Estamos chateados aqui com a forma como as informações foram compartilhadas com a imprensa", comentou o correspondente da CBS News, Ed O'Keefe, pressionando Jean-Pierre para saber se Biden havia sido atendido pelo especialista, Dr. Kevin Cannard.

Em resposta, a porta-voz se recusou a nomear o especialista, embora seu nome conste do registro público de visitas à Casa Branca, citando preocupações com privacidade e segurança. "Não importa o quanto você me pressione, não importa o quanto você fique irritado comigo, eu não vou confirmar um nome", respondeu. "Não importa se isso está registrado. Não vou fazer isso daqui. O que posso compartilhar com vocês é que o presidente visitou um neurologista três vezes para seu exame físico", acrescentou.

Além disso, garantiu aos repórteres que Biden não está sendo tratado da doença neurodegenerativa: "O presidente foi tratado de Parkinson? Não. Ele está sendo tratado para Parkinson? Não", afirmou, citando um exame físico e neurológico realizado em fevereiro, no qual o médico pessoal do mandatário determinou que ele estava apto para o trabalho e que não foram encontrados sinais de doença.