Notícias

Parceria estratégica privilegiada: Putin e Modi iniciam conversas em Moscou

É esperado que discutam as perspectivas de desenvolvimento das relações entre a Rússia e a Índia, bem como as questões atuais da agenda internacional e regional.
Parceria estratégica privilegiada: Putin e Modi iniciam conversas em MoscouKremlin Press Office

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se reúnem em Moscou nesta terça-feira.

No início das negociações, Putin declarou que as relações entre os dois países hoje "têm o caráter de uma parceria estratégica particularmente privilegiada".

A Índia e a Rússia "trabalham em estreita colaboração na cena mundial, inclusive em organizações internacionais", disse Putin. "Agradeço a atenção que está dando aos problemas mais graves, incluindo a tentativa de encontrar caminhos para resolver a crise ucraniana, é claro, acima de tudo por meios pacíficos", declarou o mandatário russo.

Durante seu discurso, Putin convidou Modi a participar da cúpula do BRICS, que será realizada na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 de outubro deste ano.

A Índia está pronta para cooperar para a paz na Ucrânia

Por sua vez, o primeiro-ministro indiano, chamou o líder russo de "querido amigo" e agradeceu sua hospitalidade, além de parabenizá-lo por sua vitória na eleição presidencial de março.

Modi indicou que conversou com Putin na segunda-feira por cerca de quatro a cinco horas "em uma atmosfera caseira". "Estou muito feliz com o fato de que, sobre a questão da Ucrânia, trocamos opiniões de maneira aberta", destacou. 

Além disso, Modi afirmou que seu país está aberto a qualquer cooperação para alcançar a paz na Ucrânia. "Posso lhe garantir que a Índia sempre esteve do lado da paz. Quando o ouvi, me senti otimista e esperançoso com relação ao futuro", detalhou. 

O Kremlin havia indicado anteriormente que "durante as conversas com Vladimir Putin, serão discutidas as perspectivas de desenvolvimento das relações tradicionalmente amigáveis entre a Rússia e a Índia, bem como as questões atuais da agenda internacional e regional".

Essa reunião será seguida por uma reunião das delegações russa e indiana.

Modi chegou a Moscou na segunda-feira para uma visita oficial de dois dias, a primeira desde que tomou posse como o terceiro primeiro-ministro consecutivo da Índia no início de junho.

"Estamos ansiosos para seguir aprofundando nossa parceria estratégica especial e privilegiada entre nossos países, especialmente em áreas futuristas de cooperação", manifestou o primeiro-ministro.

Nesta terça-feira, Modi enfatizou que a Índia e a Rússia colaboran para impulsionar a prosperidade global. Sobre as relações com Moscou, indicou: "Nossos laços foram testados muitas vezes, e nossa amizade sempre foi fortalecida".