Marine Le Pen está sob investigação judicial

A Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamento Político apresentou uma queixa contra a líder do partido nacionalista francês Rassemblement National por exceder o limite de gastos durante a eleição presidencial de 2022.

A Promotoria de Paris abriu uma investigação judicial sobre o suposto financiamento ilegal da campanha de Marine Le Pen durante a eleição presidencial de 2022, informou nesta terça-feira a BFMTV, citando fontes.

Essa decisão foi tomada após a Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamento Político emitir um aviso em abril passado.

Informa-se que, durante cada eleição, os candidatos são proibidos de exceder o limite de gastos estabelecido por lei. Se as regras não forem cumpridas, a comissão pode iniciar um procedimento de investigação. Segundo a mídia, a comissão apresentou uma queixa contra Le Pen por esse motivo.

A coalizão Rassemblement National, de Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar nas eleições parlamentares que foram concluídas na França no último domingo, obtendo 143 assentos na Câmara Baixa do Parlamento do país.