Na China, uma passageira de um voo da Air China abriu a porta de emergência do avião, confundindo-a com a porta do banheiro e provocando a evacuação de todos os passageiros, informou o South China Morning Post, na segunda-feira.
O incidente ocorreu em um voo da cidade chinesa de Quzhou para Chengdu na quinta-feira passada. A mulher, que estava voando pela primeira vez, abriu a porta de emergência, pensando que era a porta do banheiro. A abertura da porta fez com que a rampa de evacuação fosse acionada. Um passageiro, de sobrenome Cheng, disse que a mulher abriu a porta sem fazer barulho e "quando a rampa de evacuação foi acionada, até mesmo os comissários de bordo ficaram assustados". O homem também detalhou que a culpada começou a chorar quando descobriu que teria que pagar por seu erro.
Como resultado, todos os passageiros foram evacuados e o voo foi cancelado. A companhia aérea teve que transferir os passageiros para um hotel e pagar uma indenização de 400 yuans (55 dólares) para cada um. A mulher que abriu a porta foi interrogada pela Polícia, já que abrir uma porta de evacuação sem autorização é ilegal e punível na China com multa e detenção administrativa.
Abrir uma porta de evacuação pode custar até 28.000 dólares. Além disso, a aeronave terá que permanecer no solo por vários dias para manutenção. Essa não é a primeira vez que um passageiro abre involuntariamente uma porta de evacuação na China. Em outras ocasiões, os culpados tiveram que pagar uma multa de 4.800 dólares ou foram detidos por vários dias.