Notícias

Metade das instalações de uma agência da ONU em Gaza foi destruída

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo perdeu cerca de 190 instalações no enclave palestino, que foram destruídas durante a guerra entre Israel e o Hamas.
Metade das instalações de uma agência da ONU em Gaza foi destruídaGettyimages.ru / Ali Jadallah

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) comunicou que metade das instalações da agência na Faixa de Gaza foi destruída desde o início da guerra entre Israel e o Hamas no enclave palestino. O chefe da organização, Philippe Lazzarini, revelou essa informação durante uma coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelaty, na segunda-feira.

"Desde o início da guerra, a sede da UNRWA tem sido alvo de operações militares e de segurança e, acima de tudo, da campanha para desmantelar a UNRWA. Também vimos a campanha brutal e algumas das medidas que foram tomadas contra a agência", afirmou Lazzarini, acrescentando que metade das instalações foi destruída.

A agência declarou que cerca de 190 de suas instalações, incluindo escolas, foram reduzidas a escombros. "Pelo menos 520 pessoas deslocadas que estavam abrigadas em nossos prédios foram mortas", informou a UNRWA.

Por sua vez, Abdelaty demonstrou seu apoio à agência da ONU, afirmando que o Egito não aceitará ou permitirá a criação de qualquer alternativa à UNRWA, que "é uma das mais importantes agências da ONU que trabalham no campo humanitário, especialmente à luz das violações flagrantes do direito internacional e do direito humanitário internacional testemunhadas nos territórios palestinos ocupados". Além disso, o ministro ofereceu suas condolências à agência por seus funcionários mortos em Gaza, que sacrificaram suas vidas para "fornecer ajuda a civis palestinos inocentes na Faixa de Gaza".