Lula enfatiza a posição do Brasil em relação à Gaza e ao conflito entre Rússia e Ucrânia durante cúpula do Mercosul
Durante seu discurso durante a 64ª Cúpula de chefes de Estado do Mercosul e de Estados Associados, realizada na segunda-feira, em Assunção, no Paraguai, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou as atividades da agenda política e comercial externa do Mercosul.
Entre outros destaques da cúpula, Lula lembrou o acordo de livre comércio com Singapura, início do processo de negociação com os Emirados Árabes Unidos.
O presidente também afirmou que o Brasil é primeiro país do bloco a ratificar o Acordo de Livre Comércio com a Palestina e expressou a esperança que neste ano "possamos aprofundar o diálogo sobre um acordo abrangente com a China".
Além disso, enfatizou o apoio do Brasil à África do Sul no processo legal contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) por prática de genocídio na Faixa de Gaza.
"O apoio do Brasil à África do Sul em sua ação na Corte Internacional de Justiça visa a por fim à matança indiscriminada de mulheres e crianças em Gaza", declarou.
O presidente também mencionou durante seu discurso os esforços brasileiros em relação ao atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, apelando para uma solução que envolva as duas partes.
"Precisamos de um mundo de paz", concluiu.