
Colômbia expulsa embaixador da Bolívia como medida recíproca

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expulsou na quarta-feira (20) o embaixador da Bolívia em Bogotá, Ariel Percy Molina, como medida recíproca, após de La Paz expulsar a embaixadora colombiana, em meio a tensões diplomáticas entre os dois países.

Em comunicado, o ministério explicou que a decisão foi tomada "considerando a recente decisão adotada pelo Governo da Bolívia" e "com base nas disposições do Artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961".
As autoridades acrescentaram que o governo colombiano não tem interesse em "interferir nos assuntos internos" da Bolívia e reafirmaram seu compromisso com os princípios da soberania, da não intervenção em assuntos internos, da autodeterminação dos povos, da solução pacífica de controvérsias e do respeito à integridade territorial.
Comunicado de prensa del Ministerio de Relaciones Exteriores de la República de Colombia, considerando la reciente decisión adoptada por el Gobierno del Estado Plurinacional de Bolivia. pic.twitter.com/wlR67p88Wt
— Cancillería Colombia (@CancilleriaCol) May 21, 2026
O governo boliviano anunciou sua decisão de expulsar a embaixadora da Colômbia argumentando pela "necessidade de preservar os princípios da soberania, da não interferência em assuntos internos e do respeito mútuo entre os Estados".
