O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, destacou em uma coletiva de imprensa no domingo que o Irã está comprometido em defender a segurança e a estabilidade do Líbano.
Kanaani enfatizou que seu país tem uma posição firme e clara sobre um possível ataque de Israel contra o Hezbollah e que qualquer invasão de sua parte provocará tensões na região. "As ações aventureiras do regime usurpador sionista no Líbano podem afetar a estabilidade e a paz na região e até mesmo no mundo", declarou.
Além disso, observou que o Irã não hesitará em apoiar o Líbano no momento oportuno, portanto Israel "deve esperar as consequências de seu aventureirismo na região após qualquer ataque ao Líbano".
No final de junho, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que a fase intensa da operação militar na cidade palestina de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, está chegando ao fim e antecipou que o próximo objetivo de Israel é enfrentar o Hezbollah na fronteira norte.
Na última semana, as milícias do movimento libanês Hezbollah intensificaram seus ataques às tropas e instalações das Forças de Defesa de Israel (FDI), disparando centenas de foguetes e enxames de drones. A nação judaica respondeu com retaliação.
Em resposta aos temores de que uma nova guerra possa eclodir no Oriente Médio, vários países têm, desde o final de junho, instado seus cidadãos a deixar o Líbano.