Tropas dos EUA concluem sua retirada de uma base africana

As autoridades militares dos EUA agora se concentrarão na retirada de suas tropas de uma importante base de drones no Níger.

O Exército dos EUA concluiu no domingo a retirada de seus militares da Base Aérea 101 na capital do Níger, Niamey.

"Graças à cooperação e à comunicação eficazes entre as Forças Armadas do Níger e dos EUA, essa operação foi concluída antes do previsto e sem complicações", afirmaram o Ministério da Defesa do país africano e o Departamento de Defesa dos EUA em uma declaração conjunta citada pela Reuters.

Enquanto isso, o major-general da Força Aérea dos EUA, Kenneth Ekman, disse que agora se concentrarão na retirada das tropas da Base Aérea 201, uma importante base de drones na cidade de Agadez, no centro do Níger, que forneceu inteligência crucial sobre grupos jihadistas na região. A data prevista é agosto, um mês antes do prazo exigido pelas autoridades nigerinas.

Buscando uma união "longe de potências estrangeiras"

Enquanto isso, Burkina Faso, Mali e Níger assinaram um tratado criando a Confederação dos Estados do Sahel (CES) no sábado passado, durante a primeira cúpula da Aliança dos Estados do Sahel (AES). A iniciativa tem como objetivo promover a cooperação e a integração entre os países signatários em várias  áreas, como segurança, desenvolvimento socioeconômico e cultura.

"A AES é o único agrupamento sub-regional eficaz na luta contra o terrorismo", manifestou o general nigeriano Abdourahamane Tchiani, pedindo que a nova confederação se torne uma "comunidade longe do domínio de potências estrangeiras".