Os países do BRICS estão negociando sobre uma moeda única, mesmo que sua criação esteja ainda um pouco distante, "vários passos nessa direção" estão sendo dados, afirmou o embaixador russo na China, Igor Morgulov, no domingo.
O diplomata observou que cada vez mais acordos entre a Rússia e os países do BRICS são realizados em moedas nacionais e muito trabalho foi feito pelo Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e outras organizações.
"Estamos deixando o espaço dominado pelo dólar e desenvolvendo o mecanismo e os instrumentos de um sistema financeiro verdadeiramente independente", declarou Morgulov no âmbito do 12º Fórum Mundial da Paz em Pequim, citado pela RIA Novosti.
Segundo o embaixador, "as negociações sobre uma moeda única do BRICS estão em andamento", que também opinou que não é uma questão de futuro próximo, "mas a tendência é óbvia".
Além disso, Morgulov afirmou que o volume de negócios entre a Rússia e a China atingiu 240 bilhões de dólares, com 92% realizados em moedas nacionais - rublos e yuans.
Anteriormente, o presidente da Duma Estatal, a Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, Vyacheslav Volodin, declarou que os Estados Unidos minaram a confiança no dólar como moeda de reserva mundial ao impor sanções ilegais contra instituições financeiras russas, observando que a Rússia não é o único país que decidiu abandonar a moeda norte-americana.