O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chegou a Moscou nesta segunda-feira para uma visita oficial de dois dias, durante a qual ele deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin.
Essa é a primeira viagem oficial de Modi ao exterior desde que ele foi empossado como o terceiro primeiro-ministro consecutivo da Índia no início de junho.
Mais cedo, o Kremlin disse que "durante as conversas com Vladimir Putin, serão discutidas as perspectivas de desenvolvimento das relações tradicionalmente amigáveis entre a Rússia e a Índia, bem como as questões atuais da agenda internacional e regional".
O porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, descreveu a visita de Modi como "muito importante" e lembrou que a Rússia e a Índia, ambos membros do BRICS, têm "participação conjunta em processos de integração", portanto, "questões de segurança regional e global", bem como "comércio bilateral e interação econômica" são "sempre prioridade na agenda".
- A última vez que Modi visitou a Rússia foi em setembro de 2019, durante o Fórum Econômico Oriental realizado na cidade de Vladivostok.
- Então, como resultado de suas negociações, os dois líderes aprovaram uma estratégia de ações para intensificar o comércio bilateral, a cooperação econômica e de investimentos.