Pelo menos dez democratas de alto escalão já solicitaram que Joe Biden se retire da corrida presidencial, informaram o The New York Times e o The Wall Street Journal.
Segundo cinco pessoas consultadas pelo The New York Times, os democratas da Câmara dos Deputados dos EUA discutiram durante uma reunião privada como poderiam convencer Biden de que ele tem poucas chances de derrotar Donald Trump na eleição de novembro. As discussões ocorreram em meio a preocupações crescentes sobre sua idade e sua capacidade de vencer a eleição presidencial, disseram as fontes.
Entre os membros que compartilharam suas dúvidas sobre a viabilidade do presidente estavam congressistas de Nova York, Washington e Califórnia, bem como democratas seniores de vários comitês da Câmara. Alguns deles disseram que seus eleitores acreditam que o presidente dos EUA deve renunciar, enquanto outros confirmaram que eles mesmos acham que Biden deve renunciar.
No entanto, alguns membros do Partido Democrata também acreditam que Biden merece "uma última chance" para colocar sua campanha de volta nos trilhos. Um dos senadores, em sua conversa com o The New York Times, indicou que o eleitorado tem perguntas, portanto "o presidente precisa responder às perguntas que os eleitores têm".
De acordo com fontes, entre o grupo de representantes democratas ainda não há consenso sobre um possível candidato substituto para concorrer à Presidência no lugar de Biden. Porém, a mídia informa que os democratas da Câmara se reunirão a portas fechadas na manhã de terça-feira para discutir, entre outras coisas, o caminho a seguir e suas preocupações sobre o mandato de Biden como candidato.
O primeiro debate presidencial entre Joe Biden e Donald Trump, realizado em 27 de junho, foi descrito por muitos como um fracasso para Biden e uma manifestação de sua deterioração da saúde física e mental, disparando alarmes entre os democratas.