As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque massivo contra instalações militares e bases aéreas ucranianas nesta segunda-feira, informou o Ministério da Defesa russo.
A ofensiva foi realizada com o uso de armas de alta precisão e de longo alcance em resposta às tentativas do regime de Kiev de danificar instalações de energia importantes para a economia da Rússia. Todos os alvos foram atingidos, segundo o comunicado.
Nesse contexto, o ministério enfatizou que as declarações de Kiev "sobre o suposto ataque deliberado de mísseis da Rússia contra alvos civis são absolutamente falsas". "Numerosas fotos e vídeos divulgados por Kiev confirmam claramente a destruição causada pela queda de um míssil de defesa aérea ucraniano lançado de um sistema de mísseis antiaéreos dentro da cidade", reiterou.
A organização explicou que "histerias semelhantes do regime de Kiev sempre ocorreram na véspera de outra reunião (de cúpula) de seus patronos da OTAN", e este não é o primeiro ano. "O objetivo de tais provocações é garantir mais financiamento ao regime de Kiev e a continuação da guerra até o último ucraniano", detalhou.
Explosões em várias províncias ucranianas
No início do dia, um alerta aéreo foi ativado em toda a Ucrânia e explosões foram registradas na capital, Kiev, e em várias províncias do país. Foram registradas explosões nas cidades de Nikolayev, Dnepropetrovsk, Krivoy Rog, bem como nas províncias de Kharkov, Sumy, Cherkasy e Poltava.
Foi relatado que em Kiev os militares russos atacaram a fábrica militar de Artiom.