Orbán publica fotos da terceira parada de sua missão de paz

"O presidente Xi deixou claro para mim hoje que a China continuará seus esforços para criar as condições para a paz. Não estamos sozinhos", escreveu o líder húngaro na rede social.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, divulgou nesta segunda-feira fotos de sua visita à China, a terceira parada de sua missão de paz.

"O presidente Xi deixou claro para mim hoje que a China continuará seus esforços para criar condições para a paz. Não estamos sozinhos!", escreveu o líder húngaro em sua conta no X, ao lado de um vídeo de sua passagem pelo gigante asiático. "A missão de paz continuará...", acrescentou.

Orbán reuniu-se com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim na segunda-feira. O primeiro-ministro húngaro informou o líder chinês sobre suas recentes visitas à Ucrânia e à Rússia. "O presidente Xi expressou seu apreço pelos esforços de Orbán para promover uma solução política para a crise ucraniana e apresentou as opiniões e propostas da China a esse respeito", informou a Xinhua.

Segundo Orbán, a China é uma "potência fundamental" na "criação das condições para a paz" no conflito ucraniano. "É por isso que vim me encontrar com o presidente Xi em Pequim, apenas dois meses após sua visita oficial a Budapeste", explicou.

A "missão de paz" de Orbán

A visita surpresa faz parte de uma "missão de paz", conforme confirmado pela conta oficial de X de Orbán, e é a terceira viagem não anunciada do chefe de Governo desde que seu país assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia em 1º de julho.

O próximo destino de sua turnê será os Estados Unidos, informou o primeiro-ministro em suas redes sociais, postando um vídeo de um avião e acompanhando o vídeo com a frase: "Próxima parada, Washington".