Hezbollah ataca instalações militares israelenses importantes pela primeira vez

O alvo atingido é usado pelo país judeu para operações de vigilância sobre a Síria, Irã, Jordânia e regiões da Arábia Saudita.

O Hezbollah disse no domingo que lançou um ataque de drone no ponto mais alto do Monte Hermon, nas Colinas de Golã ocupadas por Israel, onde o país judeu tem um importante centro de monitoramento, informou a Reuters.

O movimento libanês disse que esse foi seu primeiro bombardeio contra esse alvo militar desde o início das hostilidades israelenses por conta da guerra na Faixa de Gaza.

Israel tem instalações importantes de vigilância, espionagem e defesa aérea no Monte Hermon, território sírio ocupado por Israel, localizado em sua fronteira norte, que tem sido usado para monitorar operações na Síria, Iraque, Jordânia e partes da Arábia Saudita há décadas.

Horas antes, o Hezbollah reivindicou a responsabilidade por um ataque com míssil contra uma base militar das Forças de Defesa de Israel no norte do Líbano, em resposta à morte de um de seus membros de alto escalão em um ataque com drone realizado pelas Forças israelenses no sábado. O grupo libanês também realizou um ataque com 200 mísseis e um enxame de drones na última quinta-feira.

Com o temor de que uma nova guerra possa eclodir no Oriente Médio, vários países têm solicitado desde o final de junho a seus cidadãos que deixem o Líbano.