Notícias

Após visitar Rússia e China com missão de paz, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, vai para os EUA

O primeiro-ministro da Hungria se reuniu com o presidente chinês em Pequim na segunda-feira, após visitas anteriores à Ucrânia e à Rússia.
Após visitar Rússia e China com missão de paz, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, vai para os EUAGettyimages.ru / Sefa Karacan / Anadolu

Após sua visita à China, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, está indo para Washington, conforme anunciou em suas redes sociais.

O político publicou um vídeo mostrando um avião e o acompanhou com a frase: "Próxima parada, Washington".

A agenda da visita de Orbán aos EUA é desconhecida.

Orbán se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim nesta segunda-feira. O primeiro-ministro húngaro informou o líder chinês sobre suas recentes visitas à Ucrânia e à Rússia. "O presidente Xi expressou seu agradecimento pelos esforços de Orbán para promover a solução política da crise ucraniana, e apresentou as opiniões e propostas da China a esse respeito", informou a Xinhua.

"Xi enfatizou que um cessar-fogo antecipado e um acordo político são do interesse de todas as partes, dizendo que a prioridade é esfriar a situação, respeitando os três princípios de não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não avivamento das chamas por nenhuma das partes", observa a agência.

A visita surpresa faz parte da "missão de paz", confirma a conta oficial de Orbán na rede social X, e é a terceira viagem não anunciada do chefe de Governo desde que seu país assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia em 1º de julho. As duas anteriores foram à Ucrânia e à Rússia.