Cresce o número de deputados democratas favoráveis à desistência de Biden - AP

Apesar dos apelos, o presidente dos EUA afirmou que apenas Deus em pessoa poderia convencê-lo de que ele não é capaz de derrotar Donald Trump em novembro.

A lista de congressistas do Partido Democrata que pedem pela saída de Joe Biden das eleições presidenciais dos EUA está crescendo cada vez mais, segundo um artigo publicado neste domingo pela Associated Press citando "duas pessoas familiarizadas com o assunto".

De acordo com as informações, o líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries, reuniu alguns dos principais nomes do partido para avaliar as suas opiniões sobre o pleito presidencial. Vários deles, incluindo deputados de Nova York e da Califórnia, teriam dito em particular que Biden deve se afastar e abrir caminho para um novo candidato. 

Anteriormente, outros cinco congressistas democratas haviam pedido publicamente para que o atual presidente dos EUA abandone sua campanha pela reeleição. 

"Respeitosamente, peço ao presidente Biden que se afaste como candidato (...) e permita que uma nova geração de líderes avance", disse a deputada Angie Craig, do estado de Minnesota, citada pelo portal Politico no sábado. 

Não há, contudo, consenso no interior da legenda sobre a candidatura para 2024, e muitos de seus filiados defendem a permanência do líder de 81 anos, mencionando questões como a pequena janela de tempo para campanha e a experiência do mandatário.

Apenas se Deus pedir

Apesar dos apelos, o presidente norte-americano tem enfatizado que vai seguir na disputa. Em suas palavras, apenas Deus em pessoa poderia convencê-lo de que ele não é capaz de derrotar Donald Trump em novembro. 

"Se o Senhor Todo-Poderoso descer e me disser isso, talvez eu o faça", disse Biden ao ser perguntado, por um entrevistador do canal ABC, se alguém poderia mudar a sua opinião.