Orbán chega à China para uma visita surpresa

Viktor Orbán manterá conversações com o presidente Xi Jinping.

O avião do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán aterrissou em Pequim para se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping, informa a agência MTI.

A visita surpresa faz parte da "missão de paz", confirma a conta de Orbán no X. Trata-se da terceira viagem não anunciada do chefe de Governo desde que seu país assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia em 1º de julho. As duas anteriores foram à Ucrânia e à Rússia.

Em uma reunião com o líder do regime em Kiev, Vladimir Zelensky, Orbán sugeriu que o lado ucraniano deveria considerar a possibilidade de cessar os ataques para iniciar conversações com a Rússia. Enquanto isso, em sua reunião com o presidente russo Vladimir Putin, ele pediu uma solução diplomática para a crise.

O primeiro-ministro húngaro havia antecipado que terá outras reuniões nesta semana que serão "tão surpreendentes" quanto a que teve com Putin, mas não deu mais detalhes.

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, aconselhou os políticos europeus a "apertarem os cintos" enquanto esperam pelas próximas ações do primeiro-ministro.

Citado pela mídia local, Szijjarto enfatizou que a primeira semana da presidência húngara da UE terminou, na qual ficou claro para todos que será uma "missão de paz" nos próximos seis meses. De acordo com o diplomata sênior, a Europa está cheia de políticos pró-guerra que criticaram Orbán e seu Governo por abrirem caminho para negociações para resolver o conflito ucraniano.