Notícias

Dividida, França aguarda pelos resultados das eleições legislativas com protestos

Cerca de 500 ultraesquerdistas encapuzados se reuniram perto da Praça da República, de acordo com a mídia local.
Dividida, França aguarda pelos resultados das eleições legislativas com protestosLegion-Media / Julien Mattia / Le Pictorium

Manifestantes se reuniram neste domingo na Place de la République, em Paris, no aguardo dos resultados finais do segundo turno das eleições legislativas, que foram realizadas nesse dia no país europeu.

Entre as pessoas reunidas estavam aquelas que protestavam contra o partido nacionalista Rassemblement National, que atualmente está emergindo como a terceira força mais votada nas eleições.

Neste contexto, uma fonte policial disse ao Le Figaro que cerca de "500 ultraesquerdistas encapuzados" se reuniram perto da Place de la République, na Rue Charlot, antes de chegarem à praça. Os primeiros confrontos com a polícia foram observados no local pelo jornalista.

Houve confrontos entre manifestantes e agentes de segurança em Rennes e Nantes, onde ocorreram manifestações festivas pelos resultados das eleições.

Em Rennes, cerca de mil pessoas se reuniram na Place de la République para uma manifestação não autorizada, mas em frente a um grande destacamento policial, informa a AFP. A polícia os impediu de marchar até o centro histórico, o que levou os participantes a atirar pedras nas forças de segurança, que, por sua vez, usaram gás lacrimogêneo. Pelo menos 31 manifestantes foram presos em meio ao tumulto.