Notícias

Primeiro-ministro francês deixará o cargo

Primeiro-ministro francês deixará o cargoAP / Thomas Padilla

Após o segundo turno das eleições legislativas na França, o primeiro-ministro Gabriel Attal anunciou que apresentará sua renúncia amanhã ao presidente Emmanuel Macron, mas garantiu que continuará a "exercer suas funções enquanto o dever exigir".

Attal destacou que ele "não escolheu" a dissolução da Assembleia Nacional que convocou eleições e, portanto, "se recusa a se submeter a ela". O chefe de Governo que está deixando o cargo também considerou que "esta noite, nenhuma maioria absoluta pode ser liderada por extremos [...] portanto, de acordo com a tradição republicana e de acordo com meus princípios, apresentarei minha renúncia amanhã de manhã".

"Sei que, à luz dos resultados desta noite, muitos franceses se sentem inseguros quanto ao futuro, já que não há maioria absoluta. Nosso país está passando por uma situação política sem precedentes e está se preparando para dar as boas-vindas ao mundo inteiro em algumas semanas", continuou Attal, em referência aos Jogos Olímpicos. Ele enfatizou que o destino da França agora será jogado "mais do que nunca no Parlamento".

Nos degraus do Matignon, Attal parabenizou os 577 deputados recém-eleitos, dizendo que todos eles "representam a nação", acrescentando que a coalizão Ensemble, à qual ele pertence, conquistou "três vezes mais deputados do que as estimativas no início da campanha".