Notícias

Tampões são uma potencial fonte de exposição a metais tóxicos, revela estudo

Pesquisa analisou as concentrações de 16 metais nocivos em 30 absorventes internos de 14 marcas diferentes.
Tampões são uma potencial fonte de exposição a metais tóxicos, revela estudoScience Photo Library

Cientistas da Universidade de Columbia, nos EUA, encontraram mais de uma dúzia de metais, inclusive alguns tóxicos, em absorventes internos das marcas mais populares nos EUA e na Europa. Os resultados da pesquisa foram publicados esta semana na revista Environment International.

Ao longo do estudo, foram analisadas as concentrações de 16 metais, incluindo arsênico, cádmio, cobalto, cobre, mercúrio, níquel e chumbo, em 30 absorventes internos de 14 marcas diferentes, comprados em grandes varejistas e lojas físicas nos EUA, Reino Unido e Grécia.

Os pesquisadores encontraram concentrações mensuráveis de todos os 16 metais testados, incluindo o chumbo, que por não ter um nível de exposição "seguro" conhecido, mostra-se particularmente preocupante.

Além disso, as concentrações variaram de acordo com a área em que foram comprados, o material e a marca.Os tampões orgânicos testados, por exemplo, continham uma quantidade maior de arsênico, enquanto os tampões não orgânicos tinham uma concentração maior de chumbo. Da mesma forma, os produtos de higiene feminina comprados nos EUA tinham níveis mais altos de cádmio, cobalto e chumbo do que os comprados na Europa.

De acordo com o estudo, é possível que os metais presentes nos absorventes internos estejam sendo impregnados durante o processo de produção das matérias-primas utilizadas em sua fabricação.

Pesquisas futuras para determinar se esses elementos tóxicos podem ser absorvidos pelo tecido vaginal e transferidos para a corrente sanguínea ainda são necessárias, segundo os pesquisadores.