Notícias

China deve estabelecer salário máximo para o setor financeiro

A medida seria parte de uma campanha para "erradicar a extravagância e o hedonismo do setor" e reduzir as desigualdades, revela a imprensa chinesa.
China deve estabelecer salário máximo para o setor financeiroAP / Mark Schiefelbein

A China planeja estabelecer um teto máximo de 3 milhões de yuans (cerca de R$2,25 milhões) anuais para os salários daqueles que trabalham no setor financeiro. As informações foram recentemente divulgadas pela imprensa chinesa, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Segundo as informações, a medida faria parte de uma campanha mais ampla visando "erradicar a extravagância e o hedonismo do setor e reduzir a disparidade de renda em meio a uma persistente desaceleração do crescimento econômico".

Acrescenta-se ainda que o limite será aplicado a corretoras, empresas e bancos, desde que recebam financiamento do Estado. Instituições financeiras de investimento privado ficariam de fora das determinações. As medidas teriam um caráter retroativo, obrigando aqueles que ganharam acima do teto a devolver as quantias excedentes às empresas.

Campanha mais branda

Caso confirmada, a resolução seria apenas mais um passo de uma política governamental mais branda, baseada na "prosperidade comum". Nos últimos meses, investigações contra a corrupção foram realizadas, tendo como seus principais alvos executivos e reguladores seniores

"O setor financeiro não contribuiu muito para a economia real nos últimos anos e a imagem do setor não é tão boa entre o público", disse Dai Ming, gerente de fundos da Huichen Asset Management em Xangai, ao jornal SCMP.

Os debates sobre o assunto se intensificaram desde que um "trader" chinês publicou dados sobre seus rendimentos e salário em uma rede social, gerando reações acaloradas e indignação. Desde então, uma série de perfis de influenciadores ostentando estilos de vida esbanjatórios foram removidos.

Veículos de imprensa governamentais da China descreveram os estilos de vida dos influenciadores como uma "influência tóxica". "Esse tipo de comportamento cria uma fantasia altamente distorcida, disseminando valores danosos através da busca pela riqueza", acrescentam.