Primeiros resultados: candidato reformista lidera o segundo turno das eleições no Irã

Quase a metade da população apta a votar compareceu às urnas.

O reformista Masoud Pezeshkian lidera o segundo turno das eleições presidenciais do Irã, com 2.904.227 votos, contra 2.815.566 do conservador Saeed Jalili, de acordo com resultados preliminares que levam em consideração 5.819.911 das cédulas que já foram contabilizadas até o momento. 

Mais de 30 milhões de eleitores foram às urnas nesta sexta-feira em um dia de eleição que foi estendido três vezes, até a meia-noite, para atender às necessidades de um maior comparecimento em comparação com o primeiro turno.

No total, cerca de 61 milhões de pessoas estavam aptas a votar na eleição presidencial deste ano, incluindo cerca de 10 milhões de iranianos que vivem no exterior. Os dados indicam que cerca de metade da população apta a votar realizou seu direito.

No primeiro turno, realizado em 28 de junho, nenhum dos candidatos recebeu mais de 50% dos votos. Masoud Pezeshkian obteve 10,4 milhões de votos (42,45%), seguido por Jalili com 9,4 milhões de votos (38,61%). As eleições foram convocadas após a morte do presidente Ebrahim Raisi, juntamente com outros altos funcionários, em 19 de maio, quando o helicóptero em que viajava caiu em uma área montanhosa.