Notícias

Presidente colombiano rebate política espanhola que disse que México 'não existia antes dos espanhóis'

"Nossos ourives pré-colombianos, de onde saiu o tesouro Quimbaya que a Espanha retém, faziam obras de arte em ourivesaria há 3 mil anos", destacou Gustavo Petro.

Nesta quinta-feira (15), o presidente colombiano Gustavo Petro rebateu a acusação feita pela presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, de que "o México não existia até a Espanha chegar".

"Nossa América indígena existe há 60 mil anos e nossos primeiros artistas pintaram murais por gerações desde há 30 mil anos. Nossos ourives pré-colombianos, de onde saiu o tesouro Quimbaya que a Espanha retém, faziam obras de arte em ourivesaria há 3 mil anos, na época dos egípcios. Somos a civilização latino-americana", declarou.