Cientistas revelam uma verdade desagradável sobre os sucessos musicais atuais

Um estudo analisou as principais melodias das cinco canções mais populares de cada ano nas paradas da Billboard entre 1950 e 2023.

As melodias das músicas mais populares de cada ano nos Estados Unidos tornaram-se mais simples desde 1950, ao mesmo tempo em que houve um aumento na densidade das notas, segundo um estudo publicado na quinta-feira na revista Scientific Reports.

A pesquisa, conduzida por dois cientistas do Reino Unido e da Dinamarca, analisou as principais melodias das cinco músicas de maior sucesso de cada ano, segundo as listas da Billboard dos EUA, no período entre 1950 e 2023.

Os especialistas estudaram oito características do tom e da estrutura rítmica das melodias. Os resultados revelaram duas reduções significativas na complexidade das músicas em 1975 e 2000, e uma menor em 1996.

"O padrão predominante derivado dessas análises mostra uma complexidade decrescente e uma densidade de notas crescente nas músicas populares ao longo do tempo, especialmente a partir de 2000", concluíram os autores do estudo. 

Os pesquisadores observaram que a "revolução melódica" de 1975 poderia ser explicada pelo surgimento de gêneros como new wave, disco e arena rock. As músicas gravadas em 1996 e 2000 poderiam representar o auge do hip hop ou a adoção de estações de trabalho de áudio digital.

Os cientistas também levantaram a questão do porquê as melodias das músicas mais populares estarem cada vez mais simples, repetitivas e densas. O principal motivo para a diminuição da multiplicidade melódica pode ser devido ao aumento da complexidade de outros elementos musicais, como o aumento do número médio de notas tocadas por segundo, para evitar que a música pareça esmagadora para quem ouve.