
NYT: Hacker roubou dados de tecnologias de IA da OpenAI

Um hacker conseguiu acessar os sistemas internos de mensagens da OpenAI e obter acesso a informações sobre o projeto de tecnologias de inteligência artificial (IA), informa o The New York Times, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
De acordo com as fontes, o invasor extraiu detalhes de discussões em um fórum online onde os funcionários debatiam sobre as tecnologias mais recentes da OpenAI, a empresa que criou o ChatGPT, mas não conseguiu invadir os sistemas onde a empresa armazena e constrói sua IA.

O incidente ocorreu no início de 2023, mas a empresa decidiu não tornar o caso público porque nenhum dado confidencial de cliente ou parceiro foi roubado. Também não comunicou o fato às autoridades competentes, pois considerou que o incidente não representava uma ameaça à segurança nacional, pois não se acreditava que o hacker tivesse vínculos com um Governo estrangeiro.
No entanto, o incidente levantou alguns temores de espionagem entre alguns dos funcionários da empresa. Eles estão preocupados com a possibilidade de países como a China roubarem sua tecnologia de IA, o que colocaria em risco a segurança nacional dos EUA, observa o jornal. Por outro lado, também foram levantadas preocupações entre os funcionários sobre a forma como a OpenAI lidou com essas questões.
O caso foi revelado pelo ex-funcionário da empresa Leopold Aschenbrenner, que reclamou que a segurança da OpenAI não é capaz de impedir que agentes estrangeiros roubem informações importantes da empresa.