Notícias

Putin se reúne com o primeiro-ministro húngaro em Moscou

No início desta semana, Viktor Orbán visitou a Ucrânia e teve uma reunião com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
Putin se reúne com o primeiro-ministro húngaro em MoscouSputnik / Alexey Nikolsky

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Moscou nesta sexta-feira.

No início da reunião, Putin afirmou que planeja trocar pontos de vista sobre o conflito ucraniano, prometeu familiarizar Orbán com os detalhes da proposta de Moscou para um acordo pacífico com Kiev e pediu ao primeiro-ministro húngaro que o informasse sobre a posição de Budapeste e da UE sobre a situação na Ucrânia.

Entre outras coisas, ele disse que planejava discutir relações bilaterais com Orbán.

Por sua vez, o primeiro-ministro húngaro descreveu a reunião como "especial", ao mesmo tempo em que indicou que a Hungria provavelmente será, em breve, o único país da Europa que poderá dialogar tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. "O número de países [europeus] que podem conversar com ambos os lados do conflito está se esgotando rapidamente", lamentou.

Além disso, Orbán disse que gostaria de saber a posição de Moscou em questões importantes para a Europa.

O jornalista Pavel Zarubin informou que a delegação russa que participará das negociações com a parte húngara incluirá o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o assistente do presidente e chefe da Sociedade Histórica Militar Russa, Vladimir Medinsky, que chefiou o comitê russo nas negociações de Istambul na primavera de 2022, e o conselheiro presidencial, Yuri Ushakov.

Após chegar à Rússia, o primeiro-ministro escreveu em sua conta no X que "a missão de paz continua". "Segunda parada: Moscou", enfatizou.

Em uma entrevista com as mídias locais neste dia, Orbán manifestou que "a paz não pode ser alcançada através de uma poltrona confortável em Bruxelas". "Embora a Presidência rotativa da União Europeia não tenha um mandato para negociar em nome da UE, não podemos nos sentar e esperar que [o conflito] termine milagrosamente. Seremos um instrumento importante para dar os primeiros passos em direção à paz", disse. 

No início desta semana, Orbán visitou a Ucrânia e se reuniu com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky. Durante sua reunião com Zelensky, o primeiro-ministro húngaro sugeriu que o lado ucraniano deveria considerar a possibilidade de cessar os ataques para iniciar conversações com a Rússia.

  • A visita do político húngaro a Moscou não foi anunciada com antecedência nem por Moscou nem por Budapeste, embora rumores tenham vazado para a imprensa. A última vez que Orbán viajou a Moscou foi em setembro de 2022 para participar do funeral do último líder da URSS, Mikhail Gorbachev. Em fevereiro daquele ano, ele fez uma visita oficial à capital russa, onde se reuniu com Putin.
  • Além disso, Putin e Orbán se reuniram em outubro de 2023 à margem da visita do presidente russo à China, por ocasião do fórum "One Belt, One Road".