Notícias

Alemanha convoca embaixador da Turquia por conta da "saudação ao lobo" feita por um jogador de futebol turco

A polêmica ocorreu durante a partida das oitavas de final da Eurocopa contra a Áustria. Ancara condenou a decisão de Berlim, e convocou o embaixador alemão.
Alemanha convoca embaixador da Turquia por conta da "saudação ao lobo" feita por um jogador de futebol turcoGettyimages.ru / Jonathan Moscrop

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha convocou, o embaixador da Turquia em Berlim depois que um jogador de futebol turco fez um gesto polêmico após marcar um gol na partida das oitavas de final da Eurocopa contra a Áustria.

"Como anfitrião da Euro 2024, desejamos que o esporte conecte", diz a declaração da Chancelaria alemã em sua conta X na quinta-feira.

A polêmica surgiu depois que o jogador de futebol da seleção turca, Merih Demiral, fez um gesto supostamente ultranacionalista, conhecido como "saudação do lobo", ligado ao grupo extremista turco "Lobos Cinzentos", informou a mídia local.

Nesse contexto, a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, enfatizou que "os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar" na Alemanha. "Usar o Campeonato Europeu de Futebol como uma plataforma para o racismo é completamente inaceitável. Esperamos que a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) investigue o caso e considere sanções", enfatizou.

Por sua vez, a UEFA anunciou que já iniciou uma investigação sobre o incidente.

Resposta da Turquia

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia classificou a investigação do órgão regulador do futebol europeu como "inaceitável". Ele também lembrou que o Escritório Federal Alemão para a Proteção da Constituição descobriu em um relatório de 2023 que "nem todas as pessoas que fazem o sinal do 'lobo cinza' podem ser descritas como de extrema direita".

Também ressaltou que o símbolo não é proibido na Alemanha e, portanto, considera a reação das autoridades alemãs contra o jogador de futebol turco "em si mesma xenofóbica". "Condenamos as reações politicamente motivadas contra o uso de um símbolo histórico e cultural na comemoração de um gol que não é dirigido contra ninguém", enfatizou a chancelaria turca, que convocou o embaixador alemão em Ancara.