Notícias

Ruínas de um jardim ligado ao imperador romano Calígula são descobertas

A inscrição em um cano de água foi a pista que ligou esse local ao imperador romano.
Ruínas de um jardim ligado ao imperador romano Calígula são descobertasMinistério da Cultura da Itália

As ruínas de um antigo jardim que teria pertencido ao imperador romano Calígula foram encontradas durante escavações em um metrô próximo ao Vaticano, informou o Ministério da Cultura da Itália na quinta-feira.

A descoberta de um cano de água de chumbo, no qual estava escrito o nome do proprietário do abastecimento de água, foi a pista que sugeriu que se tratava do jardim de Calígula. A inscrição diz C(ai) Caesaris Aug(usti) Germanici, que governou o Império Romano entre 37 e 41 d.C.

Trata-se de uma estrutura formada por um muro, atrás do qual foi construído um pórtico com colunas, do qual restam apenas as fundações, e um grande espaço aberto disposto como um jardim. A escavação também revelou uma série de telhas de terracota e figuras com cenas mitológicas usadas para decoração do telhado.

O local descoberto também é descrito em fontes literárias antigas, que parecem corroborar suas ligações com Calígula. O historiador Filo de Alexandria escreveu que Calígula havia recebido judeus alexandrinos nos jardins às margens do rio Tibre, o que coincide com a localização das ruínas escavadas perto do Vaticano.