Taiwan detecta novas incursões de aviões e navios chineses
As entidades administrativas de Taiwan informaram nesta sexta-feira que 26 aeronaves chinesas de vários tipos, incluindo caças J-16, aeronaves Y-8 e drones, foram detectados operando em torno da ilha a partir das 06:55, do horário local.
Vinte delas cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e entraram nas áreas norte, central e sul do Território de Identificação de Sistemas de Defesa Aérea (ADIZ, na sua sigla em inglês) da ilha.
Enquanto isso, até as 6h da manhã de hoje, 36 aeronaves e seis navios foram identificados ao redor de Taiwan, e 35 dessas aeronaves cruzaram a linha de demarcação.
No final do mês passado, Taiwan realizou os exercícios militares anuais "Han Kuang", que buscaram simular um combate real e testar a capacidade dos soldados de proteger a infraestrutura crítica e os sistemas de comunicação da ilha.
Por sua vez, Pequim anunciou um conjunto de diretrizes sobre a imposição de penalidades criminais aos separatistas que promovem a independência de Taiwan.
- Taiwan tem se autogovernado com sua própria administração desde 1949, mas a China a considera uma parte inalienável de seu território e a maioria dos países, incluindo a Rússia, reconhece a ilha como parte integrante da República Popular da China.