Orbán chega a Moscou em uma visita não anunciada

"La misión de paz continúa", anunció Viktor Orbán.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chegou a Moscou nesta sexta-feira, onde planeja se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin. "A missão de paz continua. Segunda parada, Moscou", escreveu o político na rede social X.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que a reunião entre Putin e Orbán no Kremlin começará em breve e que, dentre outras questões, os líderes discutirão a situação na Ucrânia.

Depois que se soube que o primeiro-ministro húngaro havia viajado para a Rússia, o serviço diplomático da União Europeia disse em um comunicado que Orbán "não recebeu nenhum mandato do Conselho da UE para visitar Moscou".

"A visita do primeiro-ministro Viktor Orbán a Moscou ocorre exclusivamente dentro da estrutura das relações bilaterais entre a Hungria e a Rússia", resumiu.

Agora que a Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da UE até 31 de dezembro, "isso não implica em nenhuma representação externa da União, que é responsabilidade do Presidente do Conselho Europeu em nível de chefe de Estado ou de Governo e do alto representante da União para Relações Exteriores e Política de Segurança em nível ministerial", diz o texto do comunicado. 

Na terça-feira, Orbán fez uma visita a Kiev, onde se reuniu com Vladimir Zelensky, a quem explicou a importância da paz, advertiu que o tempo está se esgotando e tentou entender sua posição e seus limites no conflito. "O interesse da Hungria não está na continuação da guerra, mas na paz", declarou Orbán aos jornalistas. 

A visita do primeiro-ministro húngaro a Moscou não foi anunciada com antecedência nem por Moscou nem por Budapeste, embora havia rumores na imprensa. 

A última vez que Orbán foi a Moscou em uma visita oficial foi em fevereiro de 2022 para participar do funeral do último líder da URSS, Mikhail Gorbachev. Em fevereiro daquele ano, ele fez uma visita oficial à capital russa, onde se reuniu com Putin.

Além disso, Putin e Orbán se encontraram em outubro de 2023 à margem da visita do presidente russo à China, por ocasião do fórum "Um Cinturão, Uma Rota".