Sunak reconhece derrota eleitoral e renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

O primeiro-ministro britânico parabenizou o líder trabalhista Keir Starmer pela vitória de seu partido.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira, após a derrota esmagadora do Partido Conservador para o Partido Trabalhista nas eleições gerais de quinta-feira.

"O Partido Trabalhista venceu esta eleição geral", disse o líder conservador mais cedo, após garantir sua própria cadeira. Sunak foi reeleito em seu distrito eleitoral de Richmond e Northallerton. "E telefonei para Keir Starmer para parabenizá-lo por sua vitória", acrescentou.

"Em breve, verei Sua Majestade o Rei [ Charles III] para apresentar minha renúncia ao cargo de primeiro-ministro. Quero dizer, antes de mais nada, ao país que sinto muito", declarou Sunak durante seu discurso no número 10 da Downing Street.

"Eu dei tudo de mim por este trabalho, mas vocês enviaram um sinal claro de que o Governo do Reino Unido precisa mudar e que o seu julgamento é o único que importa. Eu ouvi sua raiva, sua decepção. E assumo a responsabilidade por essa perda", acrescentou.

Nesta quinta-feira, os cidadãos do Reino Unido foram às urnas para eleger seu quarto primeiro-ministro em cinco anos. E na manhã de sexta-feira (horário local) foram divulgados os resultados oficiais da eleição. Embora a contagem ainda esteja em andamento, os trabalhistas já conquistaram as 326 cadeiras necessárias para a maioria absoluta.

"Hora de agir"

Quando soube-se que os trabalhistas estavam a caminho de uma vitória esmagadora após 14 anos de Governo conservador, Keir Starmer argumentou que "chegou a hora de agir".

Durante a contagem dos votos, Starmer disse: "Eu falarei por vocês, estarei ao seu lado e lutarei por vocês todos os dias. As pessoas aqui e em todo o país se manifestaram e estão prontas para a mudança, para o fim da política de desempenho e para o retorno da política como serviço público".

"A mudança começa aqui mesmo, porque esta é a sua democracia, a sua comunidade e o seu futuro. Vocês votaram, agora é hora de agir", disse ele.

Em um discurso separado, Starmer disse que "a mudança começa agora". Dirigindo-se a uma multidão no centro de Londres, ele agradeceu a seus eleitores. "Nós conseguimos", disse. "Vocês fizeram campanha, lutaram por isso, e agora aconteceu", acrescentou. O líder trabalhista disse que "em todo o país, as pessoas acordarão com a notícia, aliviadas pelo fato de um peso ter sido tirado de seus ombros".